terça-feira, 10 de agosto de 2010

As lendas da Sexta-feira 13

São muitas as lendas que explicam a obsessão pelo número 13. O padre Antônio Lorenzatto, que escreveu o livro "Eu fui curioso, e você?", relata que Judas Iscariotes, apóstolo que denunciou Jesus, ocupava o 13º lugar no grupo que seguia Cristo. Para completar, ele se enforcou em uma sexta-feira e Jesus foi crucificado nesse dia da semana. Aí já temos uma boa soma de fatores para que a data passe a eternidade sendo malvista no Ocidente.


Outra possível versão para a má vontade com a data envolve a Ordem dos Templários. O grupo de sacerdotes foi declarado ilegal pelo rei Felipe IV da França, e, provavelmente em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, a perseguição e execução dos integrantes da ordem teve início.

Embora as lendas envolvendo o mau agouro do número sejam preponderantemente cristãs, existem também versões pagãs. O professor Nathanael (astrólogo, grafólogo, numerólogo, angelólogo e pesquisador da cultura popular) cita uma lenda nórdica que diz que a deusa Friga, do amor e da beleza, foi transformada em bruxa quando os pagãos se converteram ao cristianismo. Para se vingar ela se reuniria toda sexta-feira, com mais 11 bruxas e o demônio, para rogar pragas à humanidade.

Superstições

O padre Lorenzatto conta que em países como a Índia e o Japão o número é muito bem-vindo, sendo utilizado em prédios e símbolos sagrados. É nos Estados Unidos, entretanto, que ele vê maior número de contradições com o 13: o país começou com as 13 colônias e sua bandeira tem 13 listras. Mas, na terra do Tio Sam, é comum alguns prédios não terem o 13° andar para evitar o mau agouro.

Para completar a má vontade com a dezena, um acidente aconteceu com a espaçonave Apolo 13, que se dirigia para a Lua, no dia 13 de abril de 1970. Os astronautas voltaram intactos para a Terra depois de ficarem quatro dias com o oxigênio racionado. Foi um prato cheio para os tais triscaidecafobos (pessoas que têm medo do número 13): muitos defendiam que a missão deveria ter passado direto do número 12 para o 14.

 
 
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário