Data onde algumas pessoas tiram o dia para pregar algumas peças, mas alguém sabe a história por traz desta data?
Bom pesquisei um pouco e o que eu achei foi isso:
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Hoje em dia até as organizações de mídia mais sérias entram na brincadeira e publicam falsas notícias, segue algumas notícias publicadas Hoje:
Empresa treina furões para instalar cabos de banda larga, diz jornal em 1º de abril
Verdade ou mentira? Jornais têm um dia para brincar com o leitor
Uma empresa de mídia e comunicação britânica ensinou um grupo de furões a instalar cabos de banda larga.
É o que diz um artigo publicado nesta quinta-feira na edição do jornal britânico Daily Telegraph, seguindo uma antiga tradição da imprensa do país: a de publicar pelo menos uma notícia falsa no dia 1º de abril, o popular Dia da Mentira.
"Os furões vestem um colete com um microchip que poderá analisar possíveis danos nos cabos na rede subterrânea", diz o artigo.
Lamba aqui"
O tabloide britânico The Sun foi mais longe, dizendo que desenvolveu o primeiro papel de jornal com sabor e convidando o leitor a lamber uma área quadrada na página para "revelar o sabor oculto".
The Independent escolheu colocar em uma página interna uma notícia de que o metrô de Londres pode instalar um acelerador de partículas em uma de suas principais linhas, a Circle Line, que é circular, semelhante ao instalado no laboratório do Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, na sigla em inglês), na Suíça. Entre os benefícios oferecidos para os usuários estaria um ar condicionado para os dias de calor.
Este post eu dedico ao meu Amigo Frank, se depender dele o espírito do 1° de Abril jamais será esquecido, prova viva disso é o Evandro e o Gabriel ambos foram pegos pelas brincadeiras do Frank.
Que brincadeiras esse Frank fez? >)
ResponderExcluir