segunda-feira, 29 de março de 2010

A Hora do Planeta 2010

Por iniciativa do WWF, a Hora do Planeta começou em 2007, em Sidney, na Austrália onde 2.2 milhoes de lares e pessoas desligaram as luzes para marcar sua posição contra as alterações climáticas. Em 2008, a iniciativa se expandiu para outras cidades e 371 delas aderiram. No ano passado, o Brasil se engajou no movimento pela primeira vez. No mundo, centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades em 88 países apagaram as luzes por uma hora.




Por se encontrar no primeiro fuso horário, as Ilhas Chatham, que está cerca de 800 km da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, será o primeiro território do mundo a apagar as luzes. Nas horas seguintes, milhares de outras cidades que tomarão parte do movimento, apagarão as luzes, como que em sequencia, e que assim permanecerão por 24 horas ininterruptas.



Como no ano passado o Brasil participa oficialmente na Hora do Planeta, portanto no sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), as luzes foram apagadas por todos os que aderirem ao movimento. O movimento é simbólico, e tem como objetivo mostrar nossa preocupação com o aquecimento global.
A adesão mundial à Hora do Planeta 2010 já conta com a adesão de mais de 1.300 cidades em 100 países, dos quais 23 participam pela primeira vez do movimento.Mais de 200 monumentos ao redor do mundo tiveram suas luzes desligadas no dia 27 de março, entre eles, a Torre de Tóquio, o Portão de Brandenburgo, a Torre Eiffel, o Empire State, o Obelisco em Buenos Aires e o Coliseu em Roma.O ato simbólico de apagar as luzes durante a Hora do Planeta tem significado especial, visto que será uma demonstração clara – não é antagonismo – da sociedade de que é preciso encontrar soluções para reduzir o uso desenfreado dos recursos naturais do planeta que estão se exaurindo a cada dia, além de dar uma pequena contribuição no controle das emissões de gases.




Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil ocupa hoje o desconfortável 4º lugar no ranking mundial de emissores de gases do efeito estufa. O desmatamento, em especial da Amazônia e do Cerrado, é responsável por cerca de 75% das emissões de CO2 no Brasil.



Como cidadãos conscientes devemos nos juntar a este movimento e dar a nossa contribuição, não apenas apagando a luz amanhã por uma hora, mas através de atos concretos no uso racional dos recursos do planeta, como a energia e a água. Seja um agente de mudanças e comece já a dar a sua contribuição para um desenvolvimento justo e sustentável, pois o beneficiado será você mesmo.


Fotos de Alguns Pontos Turísticos no Mundo








Acrópole Na Grécia






Hotel Burj al Arab em Dubai















Torre Eiffel, Paris





Ponte Octavio Frias de Oliveira São Paulo




        Prédio do Parlamento Inglês em Londres



Catedral de Lausanne Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário